terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sobre jardins e famílias

Num dia, era só um espaço com terra e muitas ideias na cabeça.
Planejar, semear, trazer mudinhas de plantas diversas. Plantar, observar e regar. Algumas vezes, tinha que regar até duas vezes no dia. As plantinhas cresciam devagar, mas o mato e as ervas daninhas, cobriam tudo rapidamente. A cada semana, retirávamos o que não era bom, cuidávamos e mantínhamos a terra molhada. Parecia que nunca iria ser um jardim. Alguns chegavam e davam palpites, outros, já notavam que não era mais um pedaço de terra. O tempo foi passando, e vieram as primeiras flores, ainda tímidas, precisando de muito cuidado, mas deixando a nossa vida ainda mais plena. Mais de um ano se passou, ele está bonito, cheio de plantas e flores, ainda temos que retirar o que não é bom e molhar diariamente, e todos os que chegam comentam que o trabalho valeu a pena.
Criar uma família é exatamente assim. No início, éramos apenas dois, sonhando e desejando ter uma família, e plantamos a primeira semente. Nosso amor cresceu e nos trouxe nossas filhas, a cada dia cuidávamos, alimentávamos, dávamos atenção e carinho. Dava trabalho cultivar e acompanhar o crescimento delas. Mas era a noite, enquanto elas dormiam, que muitas vezes entrei sorrateiramente no quarto e agradeci a Deus por cada uma delas. Nesses momentos, pedia que Ele cuidasse de cada uma e que crescessem em sabedoria e graça.
Muitos anos se passaram  e hoje, elas floresceram, duas delas já produziram as próprias sementes e cultivam suas famílias, outras duas, continuam aqui, em nosso jardim. Adoramos olhar para nosso jardim florido e para a nossa família que um dia sonhamos e realizamos.

Semear, plantar, cuidar e cultivar, dá muito trabalho, requer algumas podas, algumas perdas, lágrimas de decepção, nem sempre as plantas crescem como planejamos, mas o importante é que dá muita satisfação sentar nas noites de calor, e ver que o jardim está ali, nós conseguimos. Então podemos nos dar as mãos e, numa prece pedir que Deus continue cuidando e abençoando o nosso jardim.